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A Método  oferece, a partir das necessidades do cliente, pesquisas qualitativas e quantitativas. Cada metodologia tem sua adequação definida pelos objetivos do cliente.
Pesquisa qualitativa:
Recurso extremamente utilizado em avaliações de produtos, campanhas eleitorais, publicidade, e comunicação.

Vantagens:
Permite
 Conhecimento mais profundo das razões e motivos que justificam as opiniões declaradas (preferências, determinantes de compra, rejeição, etc.);
A identificação de aspectos dos produtos que são importantes para os consumidores e que podem constituir hipóteses a serem testadas nas pesquisas quantitativas;
Teste de campanhas publicitárias (adequação, preferências, etc.)


Pesquisa quantitativa:
Nesta modalidade  de pesquisa é possível, com uma margem de erro determinada, conhecer as opiniões e preferências dos consumidores. Aos selecionados na amostra aleatória, são aplicados questionários, cujo conteúdo é definido a partir das necessidades do cliente.

O questionário contém, normalmente, questões sobre recall, grau de conhecimento da marca, hábitos de compra, preferências de marca, rejeição, aspectos positivos e negativos do produto/marca, concorrência e outros temas que se mostrem importantes para o cliente ou que tenham sido detectados em pesquisas qualitativas e necessitem serem testados.

Vantagens:
Permite
Conhecer em termos quantitativos (percentuais), a opinião do consumidor, com intervalo de confiança e margem de erro estabelecido;
Detectar e quantificar as oscilações nas opiniões (realizadas ao  mesmo tempo);
Tomar decisões para correção de rumos e estratégias


Pesquisas de Mercado (Qualitativa/Quantitativa):
Instrumento de trabalho essencial, uma vez que fornece elementos que ajudam o empresário, entre outras coisas, a:
Planejar suas ações e estratégias de mercado;
Identificar e corrigir problemas
Acompanhar e avaliar os resultados das ações/estratégias implementadas;
Acompanhar, avaliar e tomar decisões com base em dados concretos
Testes de campanhas publicitárias (pré e pós-testes)
Testes de produtos: sabor, fragrância
Testes de marcas e embalagens
Lembrança de marca (recall)
Teste cego (blind test)
Cliente oculto (ghost client)
Perfil de consumidores (público alvo)
Satisfação de clientes
Imagem de marcas e corporações


Pesquisas de avaliação político-administrativa (Qualitativa/Quantitativa):
Fornecer  ao candidato/administrador dados concretos para auxiliá-lo na estratégia de campanha/discurso, possibilitando a aferição de impactos de ações e atitudes. Quando realizadas em momentos diversos, permitem acompanhar as tendências e variações ocorridas  no eleitorado/população.
Intenção de voto/eleitoral (perfil e imagem de candidatos, impacto e influência de apoio.)
Acompanhamento/avaliação de gestão


Pesquisas e estudos socioeconômicos e de arranjos produtivos (Qualitativa/Quantitativa):
Visam o conhecimento da realidade socioeconômica com ênfase em segmentos definidos.
Configuração e embasamento de projetos
Impacto e avaliação de ações, programas e serviços
Avaliação e acompanhamento pós implantação de projetos
Caracterização do entorno sócio-cultural
Pesquisa documental de informações
Impacto de ações de Responsabilidade Social









 
   
 
 
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